Trabalhar no homeoffice pode ser desafiador para muitas pessoas e a gente vem falando bastante sobre isso nos últimos meses. Mas um ponto é impossível não notar: para os profissionais da área psi tem sido muito puxado.
Atender os clientes pelas telas – computador, celular, tablet… – é um desafio cansativo. São muitas horas focando, olhando e com atenção ao que está sendo dito. Nesse meio tempo não se pode ouvir música, acessar um site ou outro, olhar um e-mail. É concentração constante, com atenção flutuante.
Como é preciso estabelecer um setting, o trabalho é 100% focado.
Tem que ser isolado, silencioso, reservado para que tanto paciente, quanto o profissional estejam confortáveis e à vontade. Não há nenhuma “folguinha” ao longo do dia.
Famílias e amigos, por vezes, cobram por mais “presença”, os convites de festas on-line e de chamadas de vídeo entre os membros de algum grupo se acumulam, e por aí vai… Só que muitos se esquecem de que essas pessoas são profissionais da linha de frente, e já passam o dia em ligações de vídeo. Às vezes, o silêncio faz falta.
Essa mesma realidade se aplica a outros profissionais que estão em constante contato com pessoas, o dia inteiro em reuniões, como professores. Trabalhar com pessoas demanda atenção e concentração diferentes do que trabalhar com processos.
© Instituto Kleiniano de Psicanálise. Todos os direitos reservados. Powered by Mexerica Design.