Muitos pais questionam quando ou se devem levar seus filhos para fazer análise. Alguns são contra, outros a favor. No geral, a maior parte das crianças acaba chegando no consultório por alguma demanda da escola, seja por mudança de comportamento, ou aprendizado (no caso a indicação é para a psicopedagogia). Contudo, os pais podem perceber outros sinais e optarem por levar a criança para fazer análise.
Aconteceu alguma mudança emocional na vida da criança? Ela está agressiva? Inibida? Não quer socializar nem brincar? Constrói frases que não são ligadas à realidade? Todos esses são pontos de atenção e que devem ser observados. Se a criança estiver apresentando esses tipos de comportamentos, o ideal é consultar um especialista mesmo.
Já num contexto familiar e pessoal, podemos indicar alguns momentos interessantes de levar a criança a(o) psicanalista. Pense em etapas difíceis, como mudança de escola, casa, cidade, ambiente, país, separação dos pais… Até mesmo uma troca de professor. Como é a interação com a família? Conversa, brinca? Como é a alimentação? Está com problemas no desfralde? O irmão nasceu e a criança se comporta de forma estranha, muito provavelmente porque não está entendendo os sentimentos que está vivenciando.
Falamos de coisas que não necessariamente geram um trauma, mas com acompanhamento o caminho é, sem dúvidas, melhor.
© Instituto Kleiniano de Psicanálise. Todos os direitos reservados. Powered by Mexerica Design.