A obra de Melanie Klein chegou no Brasil editada pela Imago e totaliza quatro volumes.
Pensando em datas, os artigos publicados no volume dois “A Psicanálise de Crianças”, cronologicamente estão inseridos no primeiro livro, mas seu conteúdo foi reunido separadamente por se tratar de um assunto específico: comenta técnica e teoricamente sobre o manejo de crianças, como vê a infância e também como fazer o atendimento infantil.
O terceiro é chamado “Inveja e Gratidão e Outros Trabalhos”. Esta obra contempla a segunda fase de Klein – aprofunda e intensifica os conceitos – e reúne todos os trabalhos de 1946 até seu falecimento, em 1960. A exceção é “Narrativa da Análise de uma Criança”, editado separadamente como volume quatro. Publicado após sua morte, este livro traz com grande riqueza de detalhes os aspectos fundamentais da técnica psicanalítica. Narra todas as fases do tratamento de um menino, que serviu de modelo para seu procedimento analítico.
Os quatros volumes não são publicados no Brasil há cerca de 20 anos. Não há reedições, nem reimpressões, sendo somente encontrados em sebos ou em vendas de segunda mão. Pela raridade, são títulos bem caros e disputados, o que é uma pena, pois isso corrobora com a não difusão de sua obra, dificultando a disseminação de sua teoria e a polinização de seu pensamento pelo Brasil. Já na Argentina, atual cenário de destaque nas pesquisas neo-kleinianas, são impressos até hoje, com excelentes valores, mas em espanhol.
Nós temos um grupo de estudos, chamado GEMK, que se dedica à obra kleinana. Quer saber mais? Envie um e-mail pra gente: tasssiaborgespsicanalise@gmail.com!
© Instituto Kleiniano de Psicanálise. Todos os direitos reservados. Powered by Mexerica Design.