Talvez o peso dos quatro meses de distanciamento social tenha aparecido ou quem sabe você já esteja com a rotina ajustada e com a vida em ordem. Pode ser que tudo isso aconteça ao mesmo tempo ou em dias alternados. Mas você já parou para reparar por onde andam seus pensamentos?
Muitas pessoas têm dificuldade de viver o aqui e agora. Se por acaso estiver pensando demais no passado pode ser que apareça melancolia, nostalgia ou traços depressivos. Já se os pensamentos habitam o futuro, a sensação de pressa e incertezas pode provocar uma enorme ansiedade. Ficar à espera de datas, prazos, possibilidade de voltar ao “normal”, com a expectativa no futuro, traz bastante aflição.
Agora se a cabeça está muito focada no presente, pode ser que esteja se sentindo em grande stress. São muitas tarefas que precisam ser gerenciadas ao mesmo tempo: casa, trabalho, família… Tudo aquilo que cerca o agora.
A indicação é buscar um ponto de equilíbrio entre esses três momentos. Não desistir de sonhos e planejar no presente o futuro, com base nas experiências do passado. Busque criar uma condição confortável para o agora, apoiando-se nos acontecimentos anteriores como referência de aprendizado.
© Instituto Kleiniano de Psicanálise. Todos os direitos reservados. Powered by Mexerica Design.